Início » 10 DICAS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

10 DICAS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Alguns universitários dependem de estágios para custear seus estudos, outros contam com a ajuda financeira dos pais, e ainda tem aqueles que preferem deixar acumular a dívida para depois renegociá-la.

simpatias-dinheiro-hm

Por esses e outros motivos, a taxa de inadimplência nas instituições de ensino superior no Brasil é de mais de 8%, segundo o Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior).

Problemas na gestão desses pagamentos por parte do setor financeiro das universidades podem agravar essa situação.

Por outro lado, há uma série de boas práticas que podem ajudar a diminuir essa taxa e ter um fluxo de caixa mais saudável. Confira:

1 – Envie a mensalidade por diferentes canais

Utilize diferentes canais de comunicação para enviar a cobrança ao aluno, com certo prazo de antecedência. Além do envio por e-mail ou Correios, lance alertas por mensagens, comunicando que o boleto para pagamento já foi enviado. Disponibilize também uma versão no portal da Instituição para que o aluno possa imprimir, caso não receba o documento.

2 – Lembre os alunos antes do vencimento

como-poupar-dinheiro

Próximo ao vencimento, envie mensagens aos alunos lembrando-os do prazo, e informando os benefícios de pagar em dia, como descontos ou a não cobrança de juros. Vale utilizar, novamente, diferentes canais, como e-mail e SMS.

3 – Identifique cobranças não recebidas

Verifique e-mails e correspondências que voltaram por endereço errado, por exemplo. Muitas vezes o aluno pode ter se mudado e não informado a instituição. Ou ainda, o e-mail cadastrado pode estar errado. É importante identificar essas cobranças que não foram entregues e reenviá-las.

4 – Facilite o Recebimento

Aceite pagamentos na própria instituição, isso pode facilitar a vida do estudante. Para evitar filas, e maior comodidade, utilize o sistema de envelopes (semelhante ao depósito em caixas eletrônicos). Ainda assim, não deixe de dar a opção de pagamento bancário.

5 – Regere boletos automaticamente

O aluno atrasou o pagamento? Atualize a data do vencimento, e gere de forma automática um novo boleto já com multa e juros calculados. Já faça também o reenvio dessas cobranças.

Isso pode auxiliar muito na redução da resistência em realizar o pagamento.

6 – Tenha uma régua de comunicação com os credores

Mantenha comunicação frequente com os alunos inadimplentes. Utilize e-mail, SMS e cartas para avisá-los dos problemas que o não-pagamento da dívida pode acarretar, como multa, juros e inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

7 – Conte com o FIES

Incentive a adesão de alunos ao programa do Governo Federal de Financiamento Estudantil. A média de adesão de universitários é em torno de 15% a 20% do total de alunos de uma instituição. E, segundo o Semesp, o programa ajudou a estabilizar a taxa de inadimplência nas IES brasileiras, no último ano.

8 – Separe os alunos em grupos

A clusterização dos alunos pode facilitar tanto a cobrança, como a análise do perfil dos inadimplentes. Crie grupos para aqueles que atrasam esporadicamente, para os inadimplentes frequentes, alunos que pagam integralmente sozinhos, alunos que contam com a ajuda dos pais. Divida-os ainda de acordo com a renda familiar informada e,também, por situações atípicas ou de emergência, como perda de emprego ou morte dos pais.

9 – Lance mão dos serviços de proteção ao crédito

Inclua o aluno nos cadastros do SPC ou Serasa quando o atraso completar 30 dias. Muitas vezes, a própria carta que o aluno recebe dos órgãos, avisando da negativação do nome, já é suficiente para o pagamento da dívida.

10 – Renegocie a dívida

Esteja aberto para negociar os créditos em atraso. Ofereça diferentes opções para quitação da dívida, como parcelamento em cheque e cartão de crédito, com assinatura de confissão de dívida. Se esse processo for online, reduz custos administrativos e diminui a resistência do aluno.

Implementar todas essas medidas exige organização e planejamento.

Fonte: http://www.smartbill.com.br/blog/10-dicas-para-reduzir-a-inadimplencia-nas-instituicoes-de-ensino-superior/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *