1. Agilidade
Facilitando o processo de emissão do Diploma, no formato digital, o tempo pode ser reduzido de 120 dias para até 15 dias, um ponto positivo para as instituições de ensino e principalmente para os alunos, que em pouco tempo poderão ter em mãos o Diploma e o acesso as informações do Diploma Digital que poderá ser feito através de qualquer dispositivo, tornando o processo mais fácil e rápido. Dessa forma, é nítida a existência de uma melhoria para os alunos e as instituições, que vão reduzir o tempo e os esforços operacionais, como, por exemplo, na coleta de dados que na modalidade do Diploma Digital acontecerá tudo no ambiente online. Só a tecnologia proporciona esse tipo de inovação e mudança, impactando e melhorando a forma gestão do diploma digital, reduzindo a burocracia, e agilizando todo o processo de ponta a ponta.
2. Redução de custos
O baixo custo do Diploma Digital se dá pela redução de processos que encarecem a emissão e o registro do Diplomas de maneira física. Através da tecnologia, o investimento de tempo e de recursos financeiros para a emissão e registro são consideravelmente menores quando comparados com a emissão nos moldes que fazemos até então. Para que possamos ter uma noção da diferença, uma faculdade localizada no estado de Santa Catarina que está servindo como base para a construção do projeto do Diploma digital, apresentou os resultados de um estudo onde comparou os custos por diploma na duas modalidades , podendo-se observar uma redução de 78% nos custos quando emitido no formato do Diploma Digital, sendo este um dos fatores que motivam o MEC a lançar esse modelo de emissão de diploma visando a redução de custos e entraves nos processos de diplomação. A partir do inicio da obrigatoriedade da emissão do diploma no formato digital, presente nas portarias, instituições e alunos, não terão necessidade de imprimi na forma tradicional, que geralmente é no papel moeda, reduzindo significativamente os custos do Diploma Digital.
3. Segurança
O Diploma Digital é mais seguro que o tradicional, e este é um dos principais diferenciais dessa nova forma de emissão e registro. A validação do Diploma vai utilizar a Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil) estabelecido na portaria do MEC, com a probabilidade de reduzir o tempo de validação pela IES sendo realizada em poucos segundos, além de ter validade jurídica comprovada, também assegura as informações do concluinte permitindo uma validação ampla e acessível a qualquer momento. Com os parâmetros de segurança autenticados pela ICP-Brasil, uma importante cooperação para combater as fraudes é proporcionada através deste método, evitando falsificação de diplomas e outros erros e situações que poderiam acontecer no formato atual. Além disso, a burocracia, tende a ser reduzida levando-se em consideração que neste novo formato, a transmissão dos dados é realizada em ambiente digital e assegurada pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), com uma tecnologia que viabiliza a preservação do certificado digital por bastante tempo.
4. Otimização na gestão das instituições
As instituições vão receber benefícios com o Diploma Digital, sendo um marco para toda a gestão que a partir do diploma digital terá uma diminuição de custos, redução da burocracia, otimização do tempo e outros aspectos, visando o futuro e melhorando a relação entre as IES e os alunos. Além de permitir a agilidade e transparência no processo de emissão do diploma, o Diploma Digital também é uma solução mais sustentável, resultando em mais economia e fácil acesso. É uma mudança e isso gera preocupações por várias partes, mas a segurança com a tecnologia que o Diploma Digital apresenta, nos proporciona comodidade e melhorias, e a cada dia necessitamos evoluir com o tempo e trazer o melhor para as instituições e alunos, facilitando a vida de todos.
5. Inovação Tecnológica
A tecnologia é um grande ponto a ser observado a respeito do Diploma Digital, onde garante segurança às informações através da tecnologia blockchain que está por trás do diploma, protegendo os dados das instituições e alunos. Desse modo, a tecnologia é empregada como um sistema que rastreia o envio e o recebimento das informações, autorizando que códigos sejam efetuados de forma on-line e possibilitam informações em correntes. Neste ponto a modernização do Diploma Digital tem suas vantagens, por exemplo: a rede é responsável por diversas camadas de segurança, que em qualquer tentativa de violação é bloqueada, logo, é extremamente difícil obter êxitos na interceptação do conteúdo ou na sua falsificação.
Quer saber mais sobre como a plataforma Cerbrum pode otimizar o seu processo de diploma digital ? Acesse o link a baixo :