A quadra de esportes da Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Atuba, foi transformada num circuito ciclístico na manhã desta terça-feira (25). A atividade, que envolveu alunos do 4º e 5º anos, marcou a abertura da nova etapa do projeto A Bicicleta no Seu Bairro, que começou com atividades nas regionais de Curitiba e agora chega a escolas da rede municipal – sempre com o objetivo de educar para o trânsito sobre duas rodas.
O Bicicleta no Seu Bairro foi lançado em maio pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e organizado inicialmente para atividades nas administrações regionais com postos avançados da Setran. “Agora, pela primeira vez, estamos levando o circuito de pedaladas para dentro das escolas, num projeto piloto. A intenção é fortalecer o trabalho de educação no trânsito com as crianças do 4º e 5º anos”, diz Jorge Brand, assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran, um dos coordenadores do projeto.
Os alunos assistem vídeos educativos e palestras sobre o uso da bicicleta e pedalam em um circuito armado na quadra da escola. O aluno Henrique Ryan, de 9 anos, do 4º ano, lembra que é muito importante todos conhecerem as leis de trânsito, para não acontecerem mais acidentes e atropelamentos na cidade.
A diretora Janete Santiago lembra que muitos alunos vêm para escola de bicicleta. “Com essas atividades do projeto, eles têm a prática de como devem ser comportar nas ruas, aprendem a sinalização a ser feita. Depois, eles repassam essas informações aos pais, e também utilizam o que aprenderam quando estão fora da escola, ao passear no parque de bicicleta”, comenta.
Goura reforça a importância do investimento na educação no trânsito para as crianças e adolescentes. “Daqui a alguns anos muitos vão estar dirigindo. E se passarmos desde cedo a noção de que a bicicleta faz parte do trânsito, vão ter essa visão quando adultos, e também vão respeitar mais o pedestre, o ciclista. Tudo isso contribui para um trânsito mais seguro na cidade e, se possível, sem vítimas fatais”, diz.
O programa será ampliado no próximo ano para atingir a maior parte dos alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais de Curitiba.
Fonte: Prefeitura de Curitiba