Volta às aulas com muito estilo!
A volta às aulas é um momento que mistura diversas emoções. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias. Não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga para conhecer a turma ou rever os amigos mais antigos. Por isso, cabe aos papais e às mamães conversar muito com a garotada para que essa ansiedade seja controlada, garantindo um período de aulas muito mais prazeroso e educativo.
A primeira semana de aula é fundamental, ao contrário do que muitos pais e alunos pensam. É neste momento que a criança é capaz de conhecer o território, os colegas e as regras da escola. Apesar da primeira semana não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, é importantíssimo que as crianças se situem no contexto da escola e entrem no ritmo desta nova etapa. Mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferentes, conforme a criança vai amadurecendo.
A volta às aulas é uma experiência que acontece incontáveis vezes na vida da meninada, mas cada uma delas traz novos sentimentos e expectativas. Ajude o seu pequeno a se organizar com o material, dê bons conselhos para que ele entre no clima e boa sorte! A escola é o momento mais importante da vida dos baixinhos, já que é lá que eles aprendem não só conceitos teóricos como também a conviver com outras crianças e a se comportar em um grupo.
Dicas e Informações
A volta às aulas é um momento que precisa ser analisado com cuidado para que as crianças se sintam à vontade dentro da escola. Por isso, separamos algumas dicas e informações para facilitar esta nova etapa. Quer conferir?
Preparativos
- É fundamental comprar todo o material escolar necessário. Verifique se é possível utilizar algumas coisas do outro semestre e boas compras!
- É muito importante que a criança se sinta apoiada pelos pais e professores ao chegar na escola. Por isso, boas conversas podem fazer a diferença.
- Leve o seu filho para te ajudar a escolher os material escolar. É um ritual importante para que ela se sinta mais confortável com os itens selecionados.
- Providencie o uniforme necessário e deixe-o em ordem.
- Deixe claro a importância da escola na vida da garotada para que todos se sintam mais confiantes e determinados.
- Mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas.
A chegada das aulas
- Incentive seu filho a ser organizado: isso pode ser um fator crucial para um bom desempenho.
- Disponibilizar um cantinho para os estudos é importantíssimo para que a criança consiga se concentrar mais facilmente.
- Estipular um horário para a criança dormir cria uma rotina saudável para os estudos. Assim, os baixinhos ficam com mais energia e conseguem se concentrar mais. Os primeiros dias são um pouco mais difíceis, mas aos poucos eles se acostumam a dormir cedo para acordar cedo.
- Esteja aberto a receber os amiguinhos em casa. Um bom convívio social dentro da escola é fundamental!
- Ensine para o seu filho que as responsabilidades vêm antes da diversão. Porém, tudo pode ser negociado com uma boa conversa.
- A parceria com a instituição é fundamental. Os pais devem educar as crianças juntos dos professores, com um processo integrado e articulado.
- Se o seu filho usar mochilas de costas, explique a importância de carregar o menor peso possível, levando somente os itens necessários dentro dela.
A mudança de escola!
A volta às aulas sempre é um momento tumultuado, ainda mais quando existe a mudança da escola. Por isso, é muito importante que os pais ajudem seus filhos a entrarem no clima da nova rotina, uma vez que o aluno precisa lidar com uma ruptura. Os motivos da mudança de escola são variados, mas em todos os casos é interessante acompanhar os baixinhos para que eles se sintam confortáveis e seguros diante de um espaço novo.
É fundamental que os pais e professores deem condições para o jovem se enturmar, por meio de muita conversa e observando as dificuldades. Entender o que motiva aquele aluno também é interessante para que ele se sinta confortável dentro do novo ambiente. Se os pais acharem necessário, uma ideia é marcar uma reunião com os professores para que, juntos, eles ajudem a criança a se enturmar.
Quando o aluno muda de escola por não conseguir acompanhar o ritmo das aulas ou por não conseguir se encaixar na turma, os pais devem mostrar que o recomeço traz novas oportunidades. Ele tem a chance de se recompor e acertar o passo, já que ninguém o conhece. Deixe claro que ele precisa pensar não só como aluno, mas também como pessoa, apresentando a melhor forma de lidar com o espaço escolar.
Trocar experiências é uma outra alternativa que pode ajudar a criança a se sentir confiante, já que os pequenos têm mania de acreditar que são os únicos a passarem por este tipo de situação. Por isso, falar de como foi a sua infância e comparar com a do seu filho pode ser muito interessante para que ele se sinta apoiado e tranquilo por entender que no fim tudo dá certo.
Fonte: https://www.tricae.com.br/volta-as-aulas-tricae/