SUPERVISOR ESCOLAR – MERECIDA HOMENAGEM

SUPERVISOR ESCOLAR – MERECIDA HOMENAGEM

NOSSA HOMENAGEM AOS SUPERVISORES EDUCACIONAIS

22 de agosto – Dia do Supervisor

dia-do-supervisor

O supervisor educacional ajuda a coordenar e supervisionar as atividades dos professores nas escolas, como uma forma de oferecer um ensino melhor. O dia desse profissional é comemorado em 22 de agosto desde 1972, quando foi criada em Porto Alegre a Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – ASSERS. A entidade tornou-se a primeira organização política dos supervisores educacionais do Brasil.

A supervisão na atualidade

Atualmente, a concepção de supervisor e de supervisão escolar é revestida por profundas mudanças. Se antes o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática, hoje ele é ligado fundamentalmente ao trabalho docente, orientando, coordenando, sendo parceiro no processo de ensino-aprendizagem.

Na ótica de Rangel (apud Lagar et al., 2013, p. 45):

O supervisor não é um técnico encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um controlador de produção; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo à compreensão – contextualizada e crítica – de suas ações e, também, de seus direitos.

Nesse sentido, o supervisor transcende a função meramente de inspeção e passa a coordenar o trabalho pedagógico. Nesse novo cenário ele torna-se um parceiro do docente, com vistas na conclusão de uma aprendizagem real, significativa.

Em relação ao atual papel de líder que o profissional da supervisão assume, é bom que se compreenda essa liderança como sendo a capacidade de ouvir e ser ouvido, de conduzir os trabalhos de acordo com o diálogo, com as competências necessárias. Essa é uma liderança que se confunde com a parceria. Em dias atuais, não devemos relacionar a postura do líder com ações ou imposições meramente autoritárias escondidas na definição de hierarquia.

A educação não funciona por imposições, mas sim por parceiras e compartilhamentos.

Fontes:

http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/5305/1/dia-do-supervisor.html

http://www.infoescola.com/pedagogia/supervisao-escolar/

 

Compartilhe isto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *